quarta-feira, 29 de abril de 2009

Caixinha mesa 10! Obrigado!!

Aqui em Campinas existe um restaurante de comida árabe que costumo frequentar chamado Papai Salim. Tirando o fato da comida ser muito boa e eu gostar das esfihas, quibes, coalhadas, charutos de uva e kaftas que eles fazem uma das coisas que me dão satisfação em ser assíduo do lugar é uma prática que se repete como um ritual.

Todo cliente que opta pelo pagamento dos 10% da nota para o caixinha recebe em agradecimento um efusivo anúncio no voz do próprio dono:

- Caixinha mesa 10!

E todos os funcionários respondem ao mesmo tempo: Obrigado!!

Na semana passada estive lá e havia uma empreiteira do lado de fora furando o asfalto com uma britadeira. Eles gritaram mais alto que a britadeira e sorriram após o feito realizado. Foi divertido e prazeiroso.

Pode parecer estranho para alguns eu estar escrevendo sobre isso em meu blog. Mas mais estranho ainda vai soar para alguns se souberem que muitos bares e restaurantes costumam "embolsar" os 10% que seriam destinados aos garçons e demais funcionários. A transparência com que isso ocorre no Papai Salim me agrada muito pois sei que esse dinheiro será distribuido religiosamente entre os funcionários. Quiça outros restaurantes seguissem essa prática.

Sou uma pessoa muito sociável e gosto de conversar. Bastam cinco minutos ao meu lado para que eu já puxe um assunto. Portanto já conversei com muitos garçons e sei que o que estou lhes dizendo é verdade. Soube até de um restaurante que pagava salário mínimo para seus garçons e retinha 100% das gorjetas. E quem reclamava era mandado embora. Fiel que sou aos meus princípios deixei de frequentar o restaurante e fui um dia questionado pela proprietária na rua por ter sumido. Educadamente disse a ela que voltaria a frequentar o lugar no mesmo dia em que ela parasse de se apropriar das gorjetas. Não preciso dizer que a dita cuja ficou indignada e me respondeu que isso não era da minha conta (não negou o fato - apenas disse que eu não tinha nada a ver com o assunto).

Como consumidores temos que ter consciência do nosso poder. O maior ativo das empresas são seus clientes. E cliente insatisfeito pode fazer com que uma empresa feche suas portas. Como o restaurante daquela senhora, que alguns meses depois fechou suas portas pois não haviam mais clientes interessados em compactuar com boa comida com tempero azedo!

Parabéns ao pessoal do Papai Salim pela transparência. E que outros sigam seu exemplo.

Nenhum comentário: