quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pranto Solidário...

Um amigo comentou ao ouvir sobre o acidente do Airbus da Air France:

-"Acidentes acontecem o tempo todo! Não sei porquê fazer tanto estardalhaço sobre esse acidente".

Tenho que concordar com meu amigo em um ponto: realmente acidentes acontecem todos os dias, pessoas morrem a cada minuto em vários lugares ao redor do mundo e com certeza nossa vida vai continuar depois deste acidente.

Mas eu me sinto particularmente triste e solidário com as famílias das vítimas deste acidente. Já perdi amigos em vários tipos de acidentes, inclusive aéreos.

A morte é a única e definitiva certeza em nossas existências. Porém, a morte abrupta, inesperada ou acidental de uma pessoa que nos é querida sempre nos afeta de forma diferente. Assistir à morte lenta e dolorosa de um parente ou amigo causada por uma doença esgota e causa muita dor. A morte de um amigo com que você conversou no dia anterior e com quem havia compromissos ou planos para o futuro costuma "tirar nossos pés do chão" e nos força a questionamentos e reavaliações.

Apesar de não conhecer nem ser próximo de nenhum dos ocupantes do voo acidentado sermos bombardeado por notícias a respeito o tempo todo, via internet, TV e rádio faz com que saibamos um pouco das biografias dessas vidas interrompidas. Crianças e jovens morreram além de muitos adultos. Deixam de ser desconhecidos para se tornarem conhecidos distantes.

Planos, carreiras, sonhos, desejos e amores interrompidos. Vivemos tão intensamente nossas vidas neste mundo em alta velocidade que, às vezes, nos consideramos eternos.

A lição que podemos aprender: vida sua longa intensamente sim. Planeje seu futuro com certeza. Mas não deixe tudo para amanhã. Reparta seus dias, visite seus amigos e parentes, faça aquilo que gosta, use sua roupa e seu perfume favorito.

Podemos a qualquer momento embarcar em um voo sem volta. Nenhum de nós está livre do que aconteceu aos passageiros e tripulantes do voo 447.

Um comentário:

Unknown disse...

ah,Edson! o seu comentário expressa o sentimento de muitas pessoas sensíveis,assim como vc e a grande maioria desse planeta.bjs e continue,amigo. Ana