sexta-feira, 29 de maio de 2009

Se eu fosse um congressista ... I

Sempre que eu vejo algum ato ou novo escândalo envolvendo o Congresso ou seus ilustres membros, representantes do povo brasileiro, costumo comentar algo do gênero: "Se eu fosse um deputado ou senador eu faria ou proporia isso ou aquilo".

Resolvi então colocar minhas idéias e propostas aqui no Blog. Quero esclarecer apenas que não estou em campanha por nenhum partido. Apenas quero expressar minhas opiniões e avaliar se estou sozinho ou tenho outras pessoas compartilhando meus sonhos.

Hoje, por exemplo, eu gostaria de falar sobre os pichadores. Fico extremamente decepcionado com a falta de ação dos poderes constituidos na repressão desse tipo de vandalismo. Nesse e em outros pontos sou meio Saraiva e meio Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York: Tolerância Zero!

Com os recursos tecnológicos que hoje temos à disposição eu proporia a intensificação do monitoramento em vídeo dos prédios das cidades e criaria um portal na internet onde qualquer sistema poderia ser anexado on-line. Traduzindo em bom português, se o seu condomínio ou bairro tem um sistema de vigilância você poderia entrar no portal e criar um link para seu sistema.

Toda vez que qualquer um dos sistemas captasse os pichadores em ação eles iriam imediatamente para um portal "PROCURADOS", como infratores pegos em flagrante (as imagens não mentem). Um sistema de reconhecimento facial poderia ser usado para tentar identificar cruzando os dados dos bancos de informação de escolas, governo, Detran ou qualquer outro onde houvessem fotos armazenadas.

As lojas de tinta deveriam registrar toda e qualquer venda de tinta spray com uma imagem obtida via PC com uma webcam instalada. Como deve ser feito o registro da venda de cola e outras substâncias tóxicas.

A punição tem que ser severa. Nossas cidades estão emporcalhadas por causa desses vorazes destruidores do patrimônio alheio. Nada de cesta básica. Tem que limpar a sujeira que fez, indenizar o proprietário para que ele possa repintar seu imóvel e ainda envolver os pais no processo, se os pichadores forem menores de idade.

Vândalos e pichadores tem que entender que respeitar a propriedade alheia ou pública é um princípio para quem viver em sociedade. E que existem punições graves para quem comete tais delitos.

Todo dia vejo aqui em Campinas um ponto de ônibus depredado, um orelhão destruído, retrovisores de carros no chão, paredes e muros rabiscados.

Resumindo: Pichadores e Vândalos - Fora!!

Um comentário:

Unknown disse...

querido Edson. muito boas idéias vc tem.se vc se condidatar a algum cargo político no futuro,pode contar comigo.mas... vc promete q vai cumprir... esperamos pra ver.( vc sabe q tô de brincadeira,né?) bjs. continue,amigo.