quarta-feira, 24 de março de 2010

Desabafo da vida moderna - Invasão de privacidade no mundo virtual

Este é um texto que escrevi no orkut, como protesto numa das comunidades em que sou participante:

"Você está sentado à mesa em um restaurante, almoçando frango grelhado com salada. De repente, um estranho senta-se à sua frente. Não pede licença, favor ou sequer se apresenta e já começa a sugerir que você deveria comer peixe. Salada então, nem pensar. Te faz mal. Melhor comer arroz com farofa. Talvez legumes grelhados. Não quer saber se você gosta. Não pergunta se você tem outra preferência, está de regime ou quer outra sugestão de cardápio. De repente, ele pega seu copo de suco e toma um gole. Reclama que está amargo.

Então ele continua fazendo sugestões. Insistentemente. Várias vezes. Mesmo quando você pede para ele sair ou parar. Ele não se importa. E continua insistindo...

Entenderam o conceito, a idéia que estou tentando passar?

É o que acontece hoje em dia no mundo virtual do orkut, facebook, twitter e tantas outras redes sociais. As pessoas entram no seu perfil. Pedem para serem adicionadas sem ao menos se apresentar ou deixar um scrap que seja. Não olham as suas comunidades para verificar se ao menos existem afinidades com sua opinião política, seu gosto culinário, sua visão de mundo, sua religião ou falta dela.

E começam a te bombardear com mensagens e mais mensagens. Isso acontece até com aqueles amigos novos do mundo real que pedem seu e-mail para ficar em contato. Eles querem que você acredite no que eles acreditam, goste do que eles gostam, propague as idéias que eles defendem.

Como podemos aceitar isso? Onde estão as boas maneiras, a educação, a sensibilidade, o tato no trato com as novas amizades? Para bom entendedor, meia palavra basta.

Eu quero sim fazer novos amigos. Mas quero fazer do jeito antigo.

Você se apresenta, discutimos idéias, descobrimos afinidades e nos tornamos amigos. Simples assim.

Quem se habilitar será bem recebido. E podermos conversar sobre muitos assuntos e discutir muitas idéias.

Mas também vou exercer meu direito à privacidade e liberdade, excluindo do meu círculo de amigos virtuais aqueles que não entenderem minha mensagem e continuarem enchendo minha caixa de entrada com mensagens "Re: Re: Fwd: Re; Fwd:" sem nenhum comentário, não acrescentando nada de novo."

Nenhum comentário: