sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Jacu

Ele gosta de chamar os outros de Jacu. E chama a si próprio de Jacu muitas vezes. Para alguns, Jacu é simplesmente um pássaro exótico das matas brasileiras. Para outros carrega uma denominação pejorativa para "caipira" ou "sujeito simplório".

Meu pai não é um pássaro. Apesar de ter alçado ao longo de sua vida vôos altos para um simples Jacu nascido em um bairro pobre próximo a Sete Barras onde não havia água, luz ou sequer ruas asfaltadas. Foi criado por um homem igualmente simplório, pois perdeu cedo a sua mãe. Ele se considera ainda hoje um Jacu, não o pássaro, mas o sujeito simplório. Porém já fez nesta vida muito mais que muito sujeito que anda por ai de nariz empinado e se considera tudo, menos simplório.

Meu pai é um sujeito exemplar que ama demasiadamente seus filhos e tem muito orgulho deles. Ele tem um pouco de dificuldade de demonstrar esse amor que sente, mas todos sentimos esse imenso amor. E podemos dizer que o orgulho é mais do que recíproco. Orgulho por ter um pai honesto, trabalhador, batalhador e que fez dos limões que a vida lhe trouxe várias limonadas.

Ele é um ser humano como tantos outros: tem defeitos e qualidades. Estou aqui para testemunhar pelas suas qualidades. Um homem que soube lutar contra a maré e fazer de sua vida um exemplo a ser seguido. Conquistou ao longo dessa caminhada muitos amigos e logicamente alguns desafetos.

Pai, obrigado por me fazer parte de sua vida. Obrigado pelos ensinamentos, pelas lições de vida, por puxar minha orelha quando viu que eu estava errado, por demonstrar orgulho nos seus olhos quando acertei, por me apoiar em tantas decisões que tomei.

Obrigado por amar a mim e à nossa família. Obrigado por lutar e se preocupar conosco. Por defender suas crias tão ferozmente.

Que sua vida seja um exemplo para outros pais.
Que eles também tenham a coragem de ensinar sem nunca levantar a mão a não ser para dar carinho.
Que eles levantem a voz apenas quando somos surdos aos seus avisos.

E que possam um dia olharem seus filhos nos olhos com orgulho e de cabeça erguida sabendo que fizeram o melhor que podiam por eles.

Te amo e admiro profundamente!

Um comentário:

Juliana Carla disse...

Bacana teu blog Pont. To vindo do blog do Luis. Estou me conectando a coisa top. Então seja um seguidor do Braille da alma, pq estou contigo nessa. Parabéns!

http://www.brailledalma.blogspot.com/

Abs